top of page

Estresse e ansiedade induzem ao Bruxismo do Sono?

O Bruxismo do Sono pode ser induzido por ansiedade e estresse?


A resposta parece óbvia e, uma grande parcela da população, mesmo na área da saúde, acredita no binômio Bruxismo do Sono X estresse.


Entretanto, mesmo com uma vasta publicação sobre esse assunto, ainda precisamos olhar para esses resultados com certo cuidado.

Publicações de Revisões Sistemáticas encontram limitações para associar o Bruxismo do Sono a sintomas de estresse. Os relatos do Bruxismo do Sono são autorreferidos (Bruxismo Provável) e não por exames de polissonografia (Bruxismo Definitivo) e os questionários sobre os sintomas de estresse, não foram validados por psicólogos, dentre outros problemas no desenho dos estudos.

Uma forma mais confiável e resultados com melhor qualidade de evidência são estudos longitudinais, com intervenções terapêuticas e período de acompanhamento de longo prazo.


Baseado na literatura atual, associar Bruxismo do Sono Provável com sintomas de estresse, ainda exige cautela devido ao risco de viés e à qualidade baixa das evidências para apoiar essa associação.

Precisamos ainda padronizar protocolos clínicos e de testes de acompanhamento de longo prazo para aumentar a qualidade das evidências para confirmar a possível associação entre Bruxismo do Sono Provável e sintomas de estresse.


(Fonte: Polmann, H, Réus, JC, Massignan, C, et al. Association between sleep bruxism and stress symptoms in adults: A systematic review and meta‐analysis. J Oral Rehabil. 2021; 48: 621– 631)

.

Liliana Mores – CRO/SC15297

DTM e Dor Orofacial – Odontologia do Sono

Odontologia para Músicos

コメント


bottom of page