top of page

Apneia Obstrutiva do Sono & Bruxismo do Sono

O Bruxismo de Vigília ocorre em 22-31% e o Bruxismo do Sono em aproximadamente 13% dos adultos.


A atual definição de bruxismo foi proposta em 2013 e atualizada no Consenso Internacional de 2018, em duas definições separadas, sendo o Bruxismo do Sono (BS) “uma atividade dos músculos mastigatórios durante o sono, caracterizada como fase rítmica (fásica) ou não-rítmica (tônica) e não é um distúrbio de movimento ou do sono em indivíduos saudáveis” e o Bruxismo de Vigília (BV) é “uma atividade dos músculos mastigatórios durante a vigília, caracterizada por contato repetitivo ou sustentado entre os dentes e/ou apoio ou empurrão da mandíbula e não é um distúrbio de movimento em indivíduos saudáveis”.

Alguns estudos demonstraram que a maioria dos eventos de BS ocorreram após eventos de apneia-hipopneia do sono, sugerindo que os eventos de BS que ocorrem próximos aos eventos de apneia-hipopneia do sono são uma forma secundária de BS. O BS é considerado como uma resposta defensiva do corpo num contexto de episódios de apneia.


Em pacientes com apneia do sono, os episódios de BS ocorrem após episódios de saturação diminuída, causando restauração da função fisiológica do trato respiratório superior. Pacientes que utilizaram terapia com CPAP para controle da apneia, eliminaram os episódios do BS, demonstrando que o BS tem um papel protetor durante os episódios de apneia do sono.


Quando o paciente faz uso de aparelhos intra-orais (AIO) para o controle da apneia obstrutiva do sono, deve-se levar em conta que o BS é uma atividade presente e, portanto, importante para a escolha do desenho dos AIOs.


Liliana Mores - Cirurgiã-Dentista CRO/SC15297

Odontologia na Medicina do Sono

DTM & Dores Orofaciais, Bruxismos

Odontologia para Músicos

Comments


bottom of page