Disfunções Temporomandibulares (DTMs) são disfunções osteomusculares que afetam a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas, como os músculos mastigatórios.
O deslocamento do disco articular, com ou sem redução, e osteoartrite são os tipos mais frequentes de DTMs de origem articular.
Essas condições são caracterizadas por dor local, presença de ruídos nas articulações e alterações no funcionamento mandibular.
Várias modalidades terapêuticas são utilizadas para o tratamento das disfunções internas da ATM, variando de tratamentos conservadores não invasivos a procedimentos mais complexos.
A viscossuplementação da ATM com ácido hialurônico (AH) é uma alternativa terapêutica simples, minimamente invasiva e de baixo risco. A administração direta de AH exógeno à ATM tem efeito anti-inflamatório e analgésico.
Além disso, pode ativar uma cascata de eventos bioquímicos que levam ao reparo tecidual na cartilagem articular, normalizando a síntese de AH endógeno pelas células sinoviais, reduzindo o coeficiente de fricção articular, reduzindo danos às superfícies articulares.
O AH reduz ainda a expressão de citocinas inflamatórias e enzimas relacionadas, aumenta a produção de colágeno tipo II e o efeito analgésico reduz os aportes aferentes da região afetada, ajudando a dessensibilizar as terminações nervosas nociceptivas.
Liliana Mores - Cirurgiã-dentista CRO/SC 15297
Odontologia na Medicina do Sono
DTM & Dores Orofaciais, Bruxismos
Odontologia para Músicas
Comments