top of page

Efeitos da Viscossuplementação na articulação temporomandibular

Disfunções Temporomandibulares (DTMs) são disfunções osteomusculares que afetam a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas, como os músculos mastigatórios.



O deslocamento do disco articular, com ou sem redução, e osteoartrite são os tipos mais frequentes de DTMs de origem articular.


Essas condições são caracterizadas por dor local, presença de ruídos nas articulações e alterações no funcionamento mandibular.


Várias modalidades terapêuticas são utilizadas para o tratamento das disfunções internas da ATM, variando de tratamentos conservadores não invasivos a procedimentos mais complexos.


A viscossuplementação da ATM com ácido hialurônico (AH) é uma alternativa terapêutica simples, minimamente invasiva e de baixo risco. A administração direta de AH exógeno à ATM tem efeito anti-inflamatório e analgésico.


Além disso, pode ativar uma cascata de eventos bioquímicos que levam ao reparo tecidual na cartilagem articular, normalizando a síntese de AH endógeno pelas células sinoviais, reduzindo o coeficiente de fricção articular, reduzindo danos às superfícies articulares.


O AH reduz ainda a expressão de citocinas inflamatórias e enzimas relacionadas, aumenta a produção de colágeno tipo II e o efeito analgésico reduz os aportes aferentes da região afetada, ajudando a dessensibilizar as terminações nervosas nociceptivas.


Liliana Mores - Cirurgiã-dentista CRO/SC 15297

Odontologia na Medicina do Sono

DTM & Dores Orofaciais, Bruxismos

Odontologia para Músicas

Коментарі


bottom of page