top of page

Tratamento Ortodôntico não trata dores orofaciais (DTMs)

Uma longa história sugerindo uma relação entre uma má oclusão e o aparecimento de uma DTM existe na literatura e contribuiu para a existência de um mito que ainda está vivo hoje.


A abundância de relatos de casos e estudos de evidências de baixo nível que apoiam esse conceito tornaram difícil estabelecer que existe uma falta dessa relação.


No entanto, ensaios clínicos bem projetados mais recentes e os modernos padrões de prática que usam informações científicas baseadas em evidências tornaram mais fácil desconsiderar as evidências de baixo nível.


Esses estudos estabeleceram claramente que a justaposição não relacionada dos sintomas da DTM e a presença de uma má oclusão está na raiz da confusão e que a correção ortodôntica da má oclusão não curará o problema.


Os pesquisadores concluíram que não há relação entre DTM e ortodontia e que, se essa relação surgir em um paciente, ela deverá ser vista como ocorrendo apenas por acaso.


Fonte: Bhavna Shroff. Malocclusion as a Cause for Temporomandibular Disorders and Orthodontics as a Treatment. Oral and Maxillofacial Surgery Clinics of North America, V. 30, n. 3, p. 299-302, 2018.


Liliana Mores - Cirurgiã-dentista CRO/SC 15297

Odontologia na Medicina do Sono

DTM & Dores Orofaciais, Bruxismos

Odontologia para Músicos

コメント


bottom of page