Uma longa história sugerindo uma relação entre uma má oclusão e o aparecimento de uma DTM existe na literatura e contribuiu para a existência de um mito que ainda está vivo hoje.
A abundância de relatos de casos e estudos de evidências de baixo nível que apoiam esse conceito tornaram difícil estabelecer que existe uma falta dessa relação.
No entanto, ensaios clínicos bem projetados mais recentes e os modernos padrões de prática que usam informações científicas baseadas em evidências tornaram mais fácil desconsiderar as evidências de baixo nível.
Esses estudos estabeleceram claramente que a justaposição não relacionada dos sintomas da DTM e a presença de uma má oclusão está na raiz da confusão e que a correção ortodôntica da má oclusão não curará o problema.
Os pesquisadores concluíram que não há relação entre DTM e ortodontia e que, se essa relação surgir em um paciente, ela deverá ser vista como ocorrendo apenas por acaso.
Fonte: Bhavna Shroff. Malocclusion as a Cause for Temporomandibular Disorders and Orthodontics as a Treatment. Oral and Maxillofacial Surgery Clinics of North America, V. 30, n. 3, p. 299-302, 2018.
Liliana Mores - Cirurgiã-dentista CRO/SC 15297
Odontologia na Medicina do Sono
DTM & Dores Orofaciais, Bruxismos
Odontologia para Músicos
Comments