Recentemente, eu li alguns artigos científicos, cujos trabalhos de investigação eram sobre os problemas enfrentados por músicos, relacionados aos problemas de saúde devido à sua profissão. Além daqueles problemas ou sintomas esperados, como dores musculoesqueléticas e ansiedade, um problema me chamou a atenção: a sensação ou sintoma de BOCA SECA, experimentada por músicos de sopro!
Quem aqui já acordou no meio da noite, depois de dormir com a boca aberta, acorda e não conseguir engolir porque a boca estava seca, ou então, depois de uma atividade física intensa, como correr com a boca aberta, e sentir aquela sensação desagradável de boca seca, sabe como essa sensação é desconfortável.
Os tecidos do sistema orofacial, como os dentes, lábios, língua, mucosa, gengiva, palato etc. precisam estar sempre hidratados. A saliva produzida por diversas glândulas salivares, distribuídas desde os lábios até o palato mole, têm essa função, de lubrificar esses tecidos, além de ajuda na digestão de alguns alimentos, como o amido. Mas porque esses tecidos precisam ficar lubrificados? Nós usamos esses tecidos para falar, mastigar e deglutir e, caso não estejam lubrificados durante a mastigação por exemplo, acabariam lesionando. A lubrificação facilita a mastigação e deglutição. Imagine comer um alimento seco sem a produção de saliva. Imagine engolir um alimento. Às vezes precisamos até de um gole de água para ajudar. Então a saliva tem esse papel protetor de todas essas estruturas.
Mas por que o músico de sopro tem essa sensação de boca seca? Durante a embocadura, o músico usa todas essas estruturas para modular o ar e produzir o som. A força com que o ar é empurrado para fora, levará junto a umidade que está sobre a superfície dessas estruturas (dentes, gengivas, língua etc.). Assim, ao direcionar o ar para a boquilha do instrumento, além do ar, irá junto a saliva, e essas estruturas ficarão ressecadas, como se o músico estivesse correndo com a boca aberta.
E como resolver isso? Não temos como evitar essa perda de umidade dos tecidos ou estruturas orofaciais durante a performance musical, então, a forma mais fácil de resolvermos esse problema será hidrata-las novamente. Sim, essa é a única forma de resolvermos isso. Esta prática também é usada para pessoas que sofrem com sintomas de boca, como em algumas síndromes (Síndrome de Sjogren), doenças sistêmicas ou medicamentos.
A orientação é tomar água. Parece muito óbvio, mas ninguém fala sobre isso. O músico de sopro, durante sua atividade músical, precisa ter sempre um recipiente com água, preferencialmente uma garrafa com aqueles bicos que facilitem a ingestão de água, sem precisar abrir a garrafa. E incorporar esse comportamento de ingerir um gole de água, e ao fazer isso, aproveitar para fazer um breve bochecho, lubrificando assim, todos os tecidos bucais. Desta forma manterá a hidratação necessária para tocar confortavelmente e prevenir lesões nesses tecidos. Isto vale também para cantores.
Então, minha orientação é: quando for tocar, seja nos ensaios diários ou apresentações, além das partituras e metrônomo, leve junto uma garrafinha com água. E deixe bem à vista para você se lembrar de se hidratar muito.
Liliana Mores – Cirurgiã-Dentista CRO/SC 15297
Odontologia na Medicina do Sono
DTM & Dores Orofaciais, Bruxismos
Odontologia para Músicos
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