top of page

DTMs em Músicos de Violino e Viola

Hoje vou falar para os músicos, profissionais, estudantes e mestres de Violino e Viola, em como tocar esse instrumento pode ser um fator de risco para o desenvolvimento ou agravamento de Disfunções Temporomandibulares (DTMs).



Para tocar esses dois instrumentos, é necessário realizar uma pressão para manter o posicionamento do instrumento entre o mento (queixo) e o ombro esquerdo. Essa pressão exige uma atividade muscular e craniocervical prolongada que, na maioria das vezes, ultrapassa a função fisiológica normal, sendo um fator de risco para o desenvolvimento de uma patologia craniocervical e temporomandibular.


Esses músicos apresentam sensibilidade à palpação dos músculos esternocleidomastóideo, trapézio e inserção do músculo temporal esquerdo, com aparecimento de estalo na articulação desse lado e maior incidência de sensibilidade dolorosa em masseter e temporal, quando comparados com a população em geral.


Alguns músicos rangem ou apertam os dentes; músicos de violino e viola relatam que apresentam este hábito enquanto estão tocando o instrumento (42,3%).


Também foi observado que muitos músicos apresentam um desvio da mandíbula para a esquerda, assumindo uma posição de mordida cruzada para este lado.


Tanto o violino quanto a viola são posicionados entre o ombro esquerdo e a borda inferior da mandíbula e, muitas vezes os dentes são mantidos em oclusão para estabilizar a mandíbula e impedir sua deflexão para a direita. Com essa sobrecarga sobre os músculos mastigatórios e cervicais além da articulação temporomandibular (ATM), muitos músicos passam a sofrer de cefaleias tensionais (45%), dores na articulação (18,8%), dificuldades em abrir a boca (18,8%), ruídos na ATM (54,4%), zumbido (31,81%).


Importante é, aos sentir os primeiros sintomas dolorosos, deve-se procurar um cirurgião-dentista em Dor Orofacial e DTM para controlar os agravos da DTM e prevenir que as lesões e dores se intensifiquem, prejudicando a execução do instrumento.

Fonte: STECHMAN Neto, J. et al. 2009


Liliana Mores - Cirurgiã-dentista CRO/SC 15297

Odontologia na Medicina do Sono

DTM & Dores Orofaciais, Bruxismos

Odontologia para Músicos

Comments


bottom of page