top of page

Disfunções Temporomandibulares, Dor na região do pescoço, ombros e dores de cabeça em músicos

Olha que interessante esta pesquisa realizada na Holanda, com 50 conjuntos musicais, num total de 1470 músicos, entre homens e mulheres, profissionais e amadores. Destes músicos, 371 músicos eram de sopro, 300 de metais, 276 de cordas, 306 vocalistas (e 208 como controle).





Independente do grupo instrumental, 18,3% dos músicos relataram dor na ATM, 52,5% relataram dor na região do pescoço e ombro e 42,5% relaram dor de cabeça.


Das queixas funcionais, 18,3% dos músicos relataram sons da ATM enquanto bloqueio ou travamento da mandíbula na abertura ou fechamento foi relatado por 7,1% e 2,4% respectivamente.


A dor na ATM foi associada ao toque de um instrumento de sopro, enquanto a dor no pescoço e no ombro foi associada ao toque de violino ou viola.


Resumindo, a descoberta atual é de que os sintomas relacionados à dor variam amplamente entre os grupos instrumentistas e parece refletir o impacto de diferentes técnicas de tocar instrumentos.


Fonte: van Selm, M. et al. Temporomandibular disorders, pain in the neck and shoulder area, and headache among musicians. Journal of Oral Rehabilitation, v. 47, n. 2, p. 132-142, 2020


Liliana Mores - Cirurgiã-dentista CRO/SC 15297

Odontologia na Medicina do Sono

DTM & Dores Orofaciais, Bruxismos

Odontologia para Músicos

Komentáře


bottom of page