Como Dentista para Músicos, busco compreender tópicos relacionados ao tocar, desde a contaminação microbiana de instrumentos musicais de sopro até a função somatossensorial, sintomas de refluxo, função respiratória, questões ergonômicas em instrumentistas até dores orofaciais relacionadas à sobrecarga das estruturas do Sistema Estomatognático.
Em relação aos instrumentistas de sopro, especificamente, preciso dar atenção maior à Embocadura, pois as estruturas orofaciais envolvidas nesse mecanismo que é extremamente preciso, envolve os maxilares, a articulação temporomandibular, os músculos orofaciais, a língua, o palato mole, os lábios e os dentes.
A embocadura começa no sistema respiratório, onde os pulmões permitem que o músico sopre o ar em direção à boquilha do instrumento, independentemente de ser um instrumentista de sopro de metal ou madeira.
A estabilização do fluxo de ar, da mesma forma que é feita pela musculatura diafragmática, torácica, cervical e orofacial, é na cavidade bucal que ocorre o contato íntimo do bocal com os dentes.
Todas essas estruturas anatômicas precisam estar saudáveis, livres de dores e lesões, para que os músicos possam tocar confortavelmente.
Liliana Mores – Cirurgiã-Dentista CRO/SC 15297
Odontologia na Medicina do Sono
DTM & Dores Orofaciais, Bruxismos
Odontologia para Músicos
Comments