O Bruxismo do Sono é diferente do Bruxismo em Vigília e a forma de controle também é diferente. Para entendermos como o Bruxismo do Sono acontece, precisamos conhecer a configuração do sono:
- O sono é dividido em duas etapas: sono REM (Rapid Eyes Movement) e sono nREM;
Fig: dispositivo intraoclusal usado durante o sono para a proteção dos dentes e articulação dos efeitos do bruxismo do sono.
- O início do sono é a etapa nREM, que é dividido em 4 estágios: 1. Transição da vigília para o sono; 2. Início do sono; 3 e 4: ondas cerebrais se tornam mais lentas e temos o sono mais profundo;
- Sono REM – nesse estágio ocorre uma hipotonia muscular, aumento da atividade cerebral. É nesse estágio em que a memória se consolida e a maioria dos sonhos acontece.
- A maioria dos casos de Bruxismo do Sono ocorre no estágio 2 do sono nREM (logo após iniciar o sono – sono mais superficial)
- São necessárias 4 etapas para ocorrer o Bruxismo do Sono: 1) Microdespertar (o cérebro acorda – observado pelo exame de polissonografia); 2) Ocorre então um aumento da atividade cardíaca; 3) Ativação do Sistema Nervoso Autônomo e 4. RMMA: atividade muscular mastigatória rítmica – nesse momento irá ocorrer o Bruxismo do Sono, como rangimento ou apertamento dos dentes;
- O Bruxismo ocorre independe de o paciente ter dentes ou não.
- O Bruxismo do Sono não tem tratamento. O que fazemos é o controle dos seus efeitos sobre os dentes, músculos e articulação, com o uso de um dispositivo intraoclusal.
O Bruxismo do Sono é um ato do Sistema Nervoso Central.
Liliana Mores – CRO/SC15297
DTM e Dor Orofacial – Odontologia do Sono
Odontologia para Músicos
Comments