top of page

Crianças e adolescentes e o Bruxismo do Sono

Segundo o Consenso Internacional 2018, o Bruxismo do Sono (BS) é uma atividade muscular que ocorre enquanto dormimos.



Sua origem, em crianças, tem sido associada à imaturidade do sistema mastigatório, embora fatores biológicos e psicológicos também tenham sido fortemente correlacionados ao desenvolvimento do BS.


Por outro lado, o BS em crianças e adolescentes também pode ser considerado um comportamento fisiológico saudável, uma vez que o crescimento normal do esqueleto facial necessita de atividade muscular, e indivíduos com função muscular reduzida podem apresentar alterações faciais no desenvolvimento ósseo.


O BS em crianças e adolescentes pode ser um comportamento fisiológico saudável, ou seja, um pré-requisito para a formação normal do esqueleto facial. Portanto, o autorrelato ou observação dos pais pode superestimar a prevalência do BS, levando a tratamento excessivo, uma vez que indivíduos saudáveis podem apresentar BS e, quando não apresentam efeitos deletérios, o BS pode desempenhar um papel importante para a saúde.


Qualquer intervenção para reduzir o BS é indicada apenas nos casos em que surgem problemas como resultado do BS, como dano/desgaste significativo dos dentes ou restaurações, hipersensibilidade ou dor.

Considerando que a prevalência do BS tende a diminuir em torno de 9 a 10 anos, a indicação para intervenções em crianças menores de 10 anos de idade deve ser feita apenas em casos graves e de rápido progresso, em que ocorra desgaste dental e Dores Orofaciais.

Na dúvida, consulte um cirurgião-dentista capacitado.


Liliana Mores - Cirurgiã-dentista CRO/SC 15297

Odontologia na Medicina do Sono

DTM & Dor Orofacial, Bruxismos

Odontologia para Músicos

Comments


bottom of page