A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é um distúrbio respiratório do sono, que pode afetar tanto adultos quanto crianças, e a principal característica são episódios de obstrução total ou parcial, intermitente das vias aéreas superiores, perturbando a oxigenação noturna e interrompendo o padrão normal do sono.
Em crianças, a prevalência da SAOS é de 1 a 3% da população.
Os principais fatores de risco são a hipertrofia de adenoides e amigdalas (tonsilas), além de índice de massa corporal aumentado e anomalias craniofaciais, como palato estreito e profundo, mandíbula retrognata e arcadas dentárias reduzidas, associadas ou não à mordida cruzada posterior.
Os principais sintomas da SAOS em crianças são dificuldade de concentração, sonolência diurna, irritabilidade, dificuldades de relacionamento, enurese noturna (xixi na cama), dores de cabeça ao despertar, sono agitado.
A SAOS pediátrica tem várias consequências negativas na saúde e no comportamento, incluindo doenças cardiovasculares, metabólicas e neurológicas, influenciando a saúde geral e qualidade de vida das crianças afetadas.
Ao perceber os sinais e/ou sintomas descritos acima, os pais ou responsáveis devem procurar um médico do sono ou otorrinolaringologista.
Diagnosticada a SAOS, o tratamento geralmente é realizado por equipe multidisciplinar, incluindo o médico, dentista e fonoaudiólogo.
Fonte: AREZZO E. et al. Linguistic adaptation and validation of Italian version of OSA-18, a quality of life questionnaire for evaluation of children with obstructive sleep apnea-hypopnea syndrome (OSAS). International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, V. 129, February 2020)
Liliana Mores - Cirurgiã-dentista CRO/SC 15297
Odontologia na Medicina do Sono
DTM & Dores Orofaciais, Bruxismos
Odontologia para Músicos
Comments