top of page

Afinal, o que é Embocadura?

Tocar um instrumento de sopro exige um esforço enorme dos músculos, da mandíbula e língua.



A EMBOCADURA, é um termo utilizado para descrever os mecanismos bucais utilizados para tocar um instrumento de sopro, no qual são empregados todas essas estrututuras.

Durante a embocadura é necessária uma força considerável para produzir o som; o fluxo de ar é modulado primorosamente para mudar o timbre, o tom e a articulação do som. A técnica da embocadura é desenvolvida e aprendida desde a idade em que o instrumentista de sopro escolhe seu instrumento musical, e algumas vezes ocorre ainda quando é criança, lá pelos 7 ou 8 anos de idade.


Sabemos que o sistema estomatognático é composto por diferentes estruturas anatômicas como ossos, a mandíbula e a maxila, dentes, ligamentos, músculos, vasos sanguíneos, sistema nervoso, articulações e glândulas. Todas essas estruturas desempenham um papel importante na embocadura do instrumentista de sopro.


A qualidade do som produzido está diretamente ligada à embocadura, à estabilização do bocal do instrumento entre os lábios, dentes ou ambos, ausência de dor orofacial ou à resistência dos músculos da mastigação à fadiga e até mesmo o movimento coordenado entre as articulações temporomandibulares (ATMs). Qualquer alteração nessas estruturas irá afetar a manutenção da embocadura e consequentemente, o desempenho na produção do som.


Liliana Mores – Cirurgiã-Dentista – CRO/SC15297

Odontologia para Músicos

DTM & Dores Orofaciais, Bruxismos e Distúrbios do Sono

Comments


bottom of page